A microbiologia de alimentos estuda os microrganismos que habitam, crescem e contaminam os alimentos, está de um modo geral relacionado a três aspectos fundamentais : a preservação dos alimentos pelo emprego de microrganismos; detecção e prevenção de intoxicações e infecções produzidas pela ação de microrganismos em alimentos e o controle da transmissão de doenças através dos mesmos.
Os microrganismos podem desempenhar papéis importantes nos alimentos, dependendo do tipo de interação que existe entre microrganismo e alimento, sendo classificados :
-> Microrganismos que causam alterações benéficas - Estes são aqueles que quando presentes em um alimento modificam suas características originais, transformando-o em um novo alimento, são aqueles utilizados na fabricação de alimentos fermentados, cerveja, queijos, vinhos, pães e muitos outros.
-> Microrganismos deteriorantes - São aqueles causadores de alterações químicas prejudiciais que resultam em alteração de sabor, cor, aroma, textura e aspecto do alimento.
-> Microrganismos patogênicos - Os representantes desta categoria são considerados de risco à saúde podendo causar as chamadas Doenças Transmitidas por Alimentos. As manifestações clínicas incluem sintomas entéricos, como : vômito, ânsia, diarreia, entre outros, podendo em alguns casos levar a morte, principalmente em indivíduos mais susceptíveis como crianças e idosos. O curso da doença vai depender tanto do microrganismos, quanto da dose infectante.
0 Comments:
Postar um comentário